Neste artigo, trarei cinco hábitos para melhorar o inglês, bem como sua comunicação na língua – e são hábitos diários. Você vai ver como aperfeiçoar suas habilidades sem muito trabalho.
Aprender inglês é a melhor decisão que você tomou, parabéns! Isso vai te possibilitar coisas incríveis na vida.
Ao final do artigo, disponibilizo esse conteúdo em vídeo. Caso não conheça, entre em nosso canal do YouTube e já se inscreva para ficar por dentro!
.
Tópicos deste artigo
Quais são os hábitos para melhorar o inglês que posso inserir no meu dia-a-dia?
Excelente pergunta. Vamos começar com o hábito de escutar bastante áudio em inglês.
1. Escute muito em inglês
Sempre martelamos na importância de você se imergir na língua. Você pode escolher a maneira que mais lhe agrada para escutar áudios em inglês.
A minha sugestão para você é começar com podcasts, que são mídias apenas de áudio. Existem diversos agregadores de podcasts, inclusive o Spotify é um deles.
Aproveito para deixar a nossa recomendação de dois podcasts que gravamos, que você pode ouvir, fazer o download e ainda acessar as transcrições.
São dois podcasts com conteúdo em inglês, que irão testar as suas habilidades de compreensão oral – ou seja, de listening (escuta).
No entanto, caso não seja fã dessa mídia, você pode ser “old-fashioned” (tradicional) e ouvir simplesmente a rádio. Encontre frequências que tenham conteúdo gringo e, assim, melhore seu inglês.
.
2. Tenha uma meta de vocabulário novo por dia
Esse é um dos hábitos para melhorar o inglês mais interessantes. Insisto em dizer, sempre, que não existe aprendizado sem vocabulário, e não existe vocabulário sem listening.
Como você vai aprender novas palavras se não escuta nada em inglês (ponto 1), e como você vai aprender a pronunciá-las se não aprende vocabulário novo (ponto 2)?
Portanto, tenha uma meta de, no mínimo, uma palavra nova por dia. Uma só é pouco: recomendo de 5 a 10. Mas se quiser começar com menos, tudo bem.
2.1 Escreva as palavras que aprendeu num diário ou bloco de notas
Mas o que fazer com essas novas palavras que aprendi?
Escreva-as. É muito importante que você crie esse hábito, porque se fizer tudo conforme expliquei, estará treinando sua compreensão oral (escuta) e sua escrita.
Então, use o recurso físico (papel e caneta) ou mesmo seu telefone celular para anotar num bloquinho de notas. Vale tanto escrevê-las em inglês, ou mesmo em português – e aí ao final do dia você procura a tradução.
3. Crie frases com essas novas palavras
Esse é um dos hábitos para melhorar o inglês que vai te ajudar na sua escrita (além do anterior, claro).
Você faz lista de compras? Você é uma pessoa que planeja viagens? Gosta de comprar coisas na internet?
Seja qual for o seu caso, o que quero dizer com isso é: documente, todos os dias, os seus planos, as sua ida ao mercado – ou o que achar melhor, criando frases para suas palavras novas.
Não deixe as palavras aprendidas do seu dia sem contexto; insira-as numa frase para que você saiba do que se trata. Um termo sozinho é apenas um termo.
Se você não se lembrar daquela palavra “knife“, por exemplo, é um problema. Mas, ao criar um contexto para ela, fica mais fácil. Veja em seguida: “I’m going to buy a new knife for my kitchen”. (Vou comprar uma faca nova para minha cozinha).
Agora você sabe que o objeto “knife” tem algo a ver com cozinha, então provavelmente será mais fácil de lembrar.
Portanto, amarre seu aprendizado em um contexto, a fim de ele não sair andando por aí e você se esquecer.
4. Transcreva áudios de vídeos, podcasts e afins!
Você sabia que existem plataformas que até te pagam (em dólar) para que você crie legendas para determinados vídeos?
Em nossos bônus exclusivos, que oferecemos gratuitamente para quem comprar o Curso que indicamos, explicamos passo a passo de como se cadastrar, concorrer e ganhar dinheiro com legendagem.
Esse hábito desenvolve absurdamente várias habilidades ao mesmo tempo: compreensão oral, escrita, forma certa de pronunciar as palavras e te faz acostumar cada vez mais com o inglês.
Você pode escolher um vídeo, podcast, programa de rádio (ou o que preferir) e simplesmente começar a transcrever o que entendeu.
No entanto, é interessante ter uma forma de conferir depois, então recomendo que seja de uma mídia que já tenha sido legendada anteriormente por outra pessoa.
5. Hábito para melhorar o inglês falado: converse em inglês com nativos!
E, para fechar com chave de ouro, pratique muito a sua conversação! Esse é um dos hábitos para melhorar o inglês que não pode faltar.
Existem inúmeras formas de você praticar o seu inglês com um falante nativo: você pode entrar em grupos do Facebook e conhecer alguém, utilizar plataformas pagas ou apps gratuitos para isso.
Para tornar esse post bem prático, trouxe justamente os apps gratuitos pra você conhecer.
5.1 Hello Talk
Esse aplicativo está disponível tanto nos sistemas operacionais de Android quanto iOs, e é grátis. Conheça aqui o Hello Talk.
De forma geral:
- Vantagens: Interface muito boa, muitas funções (vídeo, mensagem, áudio), mensagens individuais ou em grupo.
- Desvantagens: Esperar alguém ter a boa vontade de te responder. Você pode dar sorte de encontrar alguém de primeira, ou ficar dias no vácuo.
Mas, com certeza, vale a pena conferir!
5.2 Tandem
Esse, por sua vez, é tanto um site quanto um app. Funciona como uma rede social em que você olha o perfil das pessoas e manda mensagem. Se as pessoas quiserem, elas respondem e assim começa a amizade.
- Vantagens: Pessoas do mundo inteiro querem aprender um tipo de língua. Você pode achar alguém que saiba inglês e queira aprender português, e assim faz uma troca fantástica.
- Desvantagens: Mesmo problema do Hello Talk, às vezes pode demorar, então tem que insistir um pouco.
Super recomendo.
Conclusão dos hábitos para melhorar o inglês
Em suma, o aprendizado pode ser um processo bem natural se você inserir alguns desses hábitos para melhorar o inglês, diariamente. Melhor seria se você colocasse todos os cinco em prática.
Dessa forma, os seus resultados no inglês serão mais rápidos e mais satisfatórios, pois você estará treinando todas as suas habilidades.
Clique no play abaixo para conferir este conteúdo em vídeo:
Se gostou do vídeo, aproveite e se inscreva no canal, ativando o sininho das notificações para receber os próximos lançamentos semanais de conteúdo.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado!
Abraço,
Paula Xavier