É possível? Será? Neste post, vou te ensinar como aprender inglês sozinho, do zero e grátis. Você verá dicas fundamentais que, definitivamente, vão turbinar seu inglês.
Várias pesquisas indicam que apenas 5% da população brasileira tem o inglês. Então, quem sabe esse idioma tem oportunidades incríveis.
Se você quer se conectar com qualquer pessoa, subir na carreira e viajar pelo mundo sem medo de ser feliz, leia este artigo até o final.
O conteúdo aqui será intenso, então já prepara um papel e uma caneta, ou mesmo seu bloco de notas do celular. Faça anotações, pois isso funciona super bem.
Te convido, antes de mais nada, a conhecer nosso curso completo clicando aqui.
.
Tópicos deste artigo
Então como aprender inglês sozinho, do zero e grátis?
Para melhor organizar esse post, vou dividir em partes, que você pode pré-visualizar facilmente no quadrinho acima. Basta clicar em “tópicos deste artigo” que ele “solta” a listagem suspensa.
Preparado para começar?
–
Repare como as crianças aprendem…
Já viu como os pequeninos têm facilidade em aprender a falar o idioma materno? E isso é com todo mundo.
Você aprendeu a falar português sem esforço, apenas ouvindo o que os adultos falavam. E sem querer, seu cérebro associava objetos, ações e animais (por exemplo) às palavras que você ouvia.
Portanto, eu te garanto que seus pais, avós, babá não ficaram te ensinando gramática, conjugação de verbos ou regras do português quando você era criança.
Você aprendeu por associação e repetição, porque estava imerso em um ambiente em que se falava português.
–
Então aqui vai a primeira dica para aprender inglês sozinho do zero: Imersão!
Primeiramente, permita-se imergir no idioma que quer aprender. O aprendizado não vem por osmose. Você precisa ter contato com a língua.
E para isso, escolha aprender inglês sozinho – do zero – com recursos que você encontre interesse. Exemplo, se é fã de biologia, escute podcasts do assunto.
Se gosta de medicina, veja séries da área, como a tão famosa Grey’s anatomy. Ou, se prefere um drama misturado à tensão familiar , dê chance a uma das melhores peças já lançadas na Netflix: Breaking Bad.
Agora, se você é mais do tipo “nerd” como eu e gosta de pegar um livro físico e estudar, vou deixar uma indicação de dicionário visual pra você. Basta clicar aqui que você será redirecionado.
Em outras palavras, não adianta se esforçar para gostar de algo apenas para chegar no objetivo da fluência. Fazer algo que não gostamos é a pior coisa do mundo.
Em suma, traga o inglês para o seu dia-a-dia de todas as formas que você puder, desde que sinta prazer nisso.
–
Não deixe essa chama no peito passar!
Uma forma de evitar que isso aconteça é justamente escolher aprender com meios que você curta.
Querer aprender inglês sozinho do zero é uma ótima iniciativa. Não permita que esse fogo se apague de dentro de você.
Mesmo que no início seja difícil e você não compreenda muito, está tudo bem. Faz parte do processo de aprendizado. Então não desanime, ta?
–
Junte estudo ativo ao estudo passivo
Mas qual a diferença entre esses dois? Vou te explicar.
Estudo ativo é quando você separa um tempo específico para estudar – seja por meio de um livro, como o que eu indiquei, seja com um curso, seja assistindo aulas no Youtube.
Você exercita sua mente ativamente com o objetivo de aprender inglês sozinho.
Por outro lado, estudo passivo é quando você deixa seu subconsciente trabalhar para você. Você coloca um podcast todo em inglês e vai ouvindo, por exemplo.
Mesmo que você não entenda tudo, sua mente está sendo exercitada. Pode funcionar tanto com podcasts (que são mídias faladas apenas de áudio), quanto com músicas, rádio, entrevistas e afins.
De maneira geral, todos os tópicos deste artigo se conectam. Você só consegue ter estudo passivo se tiver imersão.
E, no fim das contas, você só vai realmente aprender inglês sozinho e do zero se você escolher assuntos e recursos que goste. Caso contrário, não vai funcionar.
Você pode acabar tomando raiva do inglês, e ele nem fez nada de errado!
–
Não se preocupe em traduzir para o português
Outra coisa que vejo muito os iniciantes no inglês errarem é eles se preocuparem em traduzir tudo. Isso não é negócio.
Você sabia que existem palavras que só existem no inglês e outras só no português? Citarei exemplos para te convencer, do site topway.
Palavras apenas no inglês
- Geek: pessoa nerd, basicamente.
- Outplay: jogar melhor que outro time ou pessoa, exemplo do site: Alemanha outplayed Belgica on the last game. / Alemanha jogou melhor que a Bélgica no último jogo.
- Brainstorm: seria “tempestade de ideias”. Muito comum em atividades de grupo em empresas.
- Hater: as pessoas sem nada o que fazer que dão “dislike” nos vídeos do Youtube rsrs. Falando sério, é quem odeia tudo e faz críticas ruins na internet – hate é odiar.
- Coach: pessoas que insistem em ensinar estilo de vida por aí. É um treinamento, traduzindo da melhor forma.
- Friendzone: quem está na friendzone está na área de amizade, ou seja, nunca vai conseguir um relacionamento mais íntimo com fulano.
- Bromance: brother + romance. Relacionamento muito amigável entre pessoas, tipo Chandler e Joey em Friends.
- Crush: esse você sabe né? É o contatinho que você quer.
- Spoiler: o mais difícil de traduzir, mas que você deve conhecer. É uma informação indesejada sobre séries ou filmes sobre o que vai acontecer e você ainda não viu.
- Brunch: breakfast + lunch. É um café da manhã reforçado perto da hora do almoço que substitui, de fato, o almoço.
Palavras apenas no português
E também tem o other way round. Ou seja, também posso citar palavras que só existem no português, e não no inglês.
A minha referência é um vídeo de um norte-americano que mora no Brasil, e ele explica vários exemplos em que se surpreendeu na língua portuguesa. Veja alguns casos que ele cita:
- Anteontem: o mais próximo que a língua inglesa traz é “o dia antes de ontem” – the day before yesterday.
- Ouvido/ Orelha: no inglês, há apenas ear. Não existe essa diferenciação como no português.
- Calorento/ Friorento: no inglês não existe uma palavra para esses termos. Você teria que dizer a person who is sensitive to heat or cold (alguém sensível a calor ou frio).
- Cafuné: to scratch someone’s head gently. Olha o tamanho da frase! Ainda bem que tem cafuné em português. Eu hein…
Viu que interessante? Em resumo, não foque em traduzir, mas em compreender. Às vezes a tradução não vai te levar a nada.
—
Dica final #1 para aprender inglês sozinho do zero
Se você está pensando que viajar para um país de língua inglesa é a solução para os seus problemas, está enganado.
Como diz um linguista famoso, “uma pessoa se afogando não aprende a nadar”. Falei da importância da imersão, certo? Mas saiba usá-la.
Como assim, Paula? Não me assusta, vai!
O que quero dizer é o seguinte: se você vai simplesmente viajar para tentar aprender na marra, vai ser muito mais difícil e você vai render pouco.
Por outro lado, se você for viajar e – aí sim – gastar um tempo na sua viagem para estudar a língua inglesa, te garanto que vai funcionar.
Isso pode ser de várias maneiras: você pode se inscrever para programas de ensino da língua do país, ou fazer aulas particulares por lá, ou mesmo estudar inglês sozinho em casa.
Mas a questão é que você precisa investir seu precioso tempo no aprendizado. Se não o resultado vai ser muita dor de cabeça, dipirona e pouco vocabulário novo.
—
Dica final #2 para aprender inglês sozinho do zero
A dica final número dois é a melhor: grave-se falando! Se possível utilize a câmera do seu celular, em vez de apenas o gravador de voz.
Eu digo isso por dois motivos: o primeiro, é que você vai poder se ver e ouvir falando inglês, e isso será seu melhor termômetro. Ou seria ouvidômetro?
E em segundo lugar, ao longo de semanas e meses, você terá um baita portfólio para ver o quanto você avançou. Isso é tão legal!
Eu não sabia dessa dica enquanto estava aprendendo inglês. Mas eu fiz algo parecido: eu escrevia muito nos meus caderninhos.
Escrevi textos, notas, resumo do dia, sonhos… tudo! E hoje quando vejo o que tem lá, eu penso “nossa, como o meu inglês melhorou…”. Faça isso e comente aqui embaixo me contando sua experiência.
—
Conclusão
Tem como aprender inglês sozinho do zero então? Sim! Eu te passei várias maneiras diferentes, motivos e dicas legais pra te ajudar.
Espero que este post tenha te ajudado de verdade.
Se você quiser, eu e o Felipe preparamos este conteúdo em vídeo, é só dar o play abaixo. Acabei de perceber que não tem tradução para play, tem?
Aproveite que assistiu o vídeo e se inscreva no canal, porque isso nos ajuda de mais. E ative o sininho das notificações para ficar ligado quando lançarmos vídeos novos. 🙂
Abraço do casal Xavier,
Paula e Felipe
O Método de aprender Inglês vendo séries também acho bem legal, tipo no começo você coloca as legendas e vai anotando algumas palavras que você não sabe e pesquisa, com o tempo vai ficando na nossa mente, a Ultima dica também se gravar falando funciona e muito e tira o medo de tentar algumas palavras kkkk, ótimo post!
Não é! Gravar-se falando é ótimo mesmo. Abraço!
Adorei o conteúdo, bem explicativo! Realmente se expor ao inglês é a melhor forma de ter um progresso relevante na jornada da fluência.
Mais uma vez, ótimo conteúdo!!!!
Forte abraço!
Muito obrigada! Abração