Não tem ninguém para praticar o inglês com você? Sem problemas. No post de hoje, vou te mostrar seis maneiras criativas e divertidas de treinar mesmo estando sozinho.
E já que você está interessado no assunto, vou aproveitar e te convidar a conhecer nosso curso completo que vai te levar à fluência em inglês mais rápido (clique aqui).
Não vamos deixar que a desculpa da falta de um parceiro de estudos mexa com a nossa motivação para aprender inglês, certo? Então vamos começar.
.
Tópicos deste artigo
Vamos para as ideias criativas de como praticar o inglês sozinho
A ideia número um eu acho que todos deveriam praticar. Quer ver?
1. Narre o seu dia
Além de ser bom para praticar o Speaking (fala), é terapêutico. E, ao narrar os fatos que ocorreram no seu dia para você mesmo, você se vê forçado a pensar em várias palavras que não-sabia-que-não-sabia.
Por exemplo:
Today, my mother-in-law came to my house and decided to stay for a couple of days. I really enjoy her company because she is the sweetest person I know.
We had lunch together with my wife, who prepared a roasted chicken with a very special pepper sauce. Everything was delicious.
Nesse exemplo acima, me vi obrigado a pensar em palavras que pudessem descrever o molho especial com o frango assado, percebeu?
Isso irá lhe estimular a procurar aprender novas palavras, pois a falta delas é muito sentida. E é um saco não conseguir expressar o que queremos, né?
E por falar em vocabulário de cozinha, fizemos um vídeo completo no YouTube ensinando vários verbos que usamos ao preparar desde o prato principal até a sobremesa. Veja a seguir.
.
2. Rotule tudo com post-its
Sabe aqueles papeizinhos coloridos que vende em todo lugar? Alguns até possuem uma cola atrás para facilitar nossa vida.
E a recomendação criativa número dois para saber como praticar o inglês sozinho é justamente isso: escreva o nome do objeto num post-it e cole esse mesmo papel em cima do objeto.
É legal que você deixe esse papel colorido à vista pelo menos alguns dias, para facilitar a sua memorização.
.
3. Descreva imagens aleatórias
Existem alguns sites que geram imagens aleatórias, e você pode usar esses simples recursos para testar o “tamanho” do seu vocabulário.
Por exemplo, você pode usar esses dois sites:
https://www.generatormix.com/random-image-generator
https://writingexercises.co.uk/random-image-generator
Você será forçado a buscar na memória aqueles termos que usou uma ou outra vez na vida, para assim conseguir descrever imagens que você não escolheu.
Ou, se você quiser fazer como eu, seja ainda mais criativo: descreva as imagens do jogo Dixit (se você o tiver), ou algum outro jogo que preferir.
Da mesma forma, deixarei dois links desse jogo – que já foi considerado o melhor do mundo por ser acessível a qualquer idade:
Versão Odyssey: https://amzn.to/3hBcaPe
Versão Normal: https://amzn.to/3tSuVQM
.
4. Desenhe o seu vocabulário: ótima maneira de ver como praticar o inglês sozinho
Se você for como a Paula, que curte um desenho, você pode explorar mais ainda as formas criativas de treinar o inglês sozinho. No vídeo ao fim da página, mostramos um exemplo disso.
Desenhe as palavras que você aprendeu! Pegue um papel e uma caneta e comece a riscar. Desenhar irá ajudar ainda mais na sua assimilação do conteúdo que está aprendendo.
.
5. Grave-se falando com a câmera do celular
Essa ideia criativa vai proporcionar dois benefícios muito bons se você a colocar em prática.
Em primeiro lugar, você estará treinando sua fala e poderá assistir e se ouvir várias vezes para saber como está se saindo. O primeiro benefício é a autocorreção, juntamente com o treino do Speaking e Listening.
E em segundo lugar, gravar-se falando vai te permitir ter um portfólio completo ao longo do tempo. Portanto, o segundo benefício é o registro da sua evolução.
Então não apague os vídeos, hein!
.
6. Converse com a Siri, Alexa, Cortana ou qualquer outra assistente virtual
Essa ideia número seis – sem dúvida – é a mais legal de todas. Experimente perguntar à sua assistente virtual “qual o significado da vida”.
A resposta que obtive pela Siri foi muito engraçada. Você treina sua fala (pois se não estiver compreensível, a assistente não responde de acordo), e também sua escuta e leitura.
Isso porque, ao responder às suas perguntas, a assistente virtual do seu celular fala em voz alta, ao mesmo tempo que o texto vai sendo escrito na tela.
Portanto, são três habilidades numa tacada só.
.
Conclusão de como praticar o inglês sozinho
Em suma, a desculpa de que “não vou estudar porque não tem ninguém para treinar comigo” não cola mais.
Listei aqui no post seis maneiras criativas de treinar o inglês sozinho.
E, claro, se você quiser assistir ao conteúdo relacionado no YouTube, basta apertar o play abaixo.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado!
Comente aqui para eu saber se gostou.
Abraço,
Felipe Xavier
Seja o primeiro a comentar!