Quais são os melhores sites para aprender inglês sozinho? E ainda, sites gratuitos com ótimas ferramentas?
Nesse post, você vai ver vários sites para aprender inglês de graça, listados para cada habilidade de aprendizado (escrita, escuta, fala e leitura). E, ao final, também darei recomendações dos melhores dicionários para estudar inglês.
.
Ao fim da página, também disponibilizamos o conteúdo em vídeo.
Tópicos deste artigo
Sites para aprender inglês sozinho: Leitura (Reading)
Vamos então ao primeiro tópico do nosso artigo. As duas primeiras indicações que trarei são para melhorar a sua habilidade de leitura.
Reading #1: Medium
O primeiro site se chama Medium, uma plataforma imensa com pessoas do mundo todo, que escrevem sobre (literalmente) tudo o que existe.
Eu conheci a plataforma enquanto leitora, mas hoje já escrevo lá. A experiência do site é ótima, e você pode encontrar pessoas com quem se identifica e se conectar com elas.
Eu, por exemplo, conheci um cara do Bangladesh de ótima escrita, e a gente troca ideias de vez em quando. O Felipe se cadastrou para ser um dos escritores da página dele também.
Clique aqui para conhecer o Medium.
Reading #2: News in Levels
Esse outro site quer dizer, ao pé da letra, “notícias em níveis”. O site cria pequenas notícias (reais ou não) sobre os assuntos mais diversos.
Porém, diferentemente do Medium, no News in Levels você consegue escolher o nível de leitura que quer ter.
Os editores do site criam a mesma história em três níveis diferentes: um básico, um intermediário e um avançado. E, ainda, eles disponibilizam o arquivo de áudio daquele texto para você escutar.
Então, você pode testar o seu repertório de palavras e comparar os textos dos níveis 1, 2 e 3. Que ideia incrível né?
Clique aqui para conhecer o News in Levels.
Agora, sites para aprender inglês com a Compreensão Oral, ou Listening
Existem milhares de formas de treinar o seu ouvido para aprender inglês. Vamos para as indicações de sites para aprender inglês sozinho, no quesito “escuta”.
Listening #1: TED Talks
Você já ouviu falar dos TED Talks? É um movimento que acontece no mundo inteiro, inclusive no Brasil, onde pessoas se reúnem para ouvir “ideas worth spreading” (ideias dignas de serem espalhadas).
Na Universidade que eu me formei, já teve TED (pra você ter uma ideia).
Então, você pode encontrar palestras – desde 5 minutos até 40, 50, e escolher temas dos mais variados. Você vai encontrar pessoas com diferentes sotaques, o que é ótimo para se familiarizar com as diferenças de pronúncia no inglês.
Os TED Talks estão disponíveis nesse site, ou mesmo no YouTube e Spotify.
Recomendo que comece pelo site ou pelo YouTube, pois você terá o recurso visual para lhe ajudar (observar a pessoa falar, ver apresentações que eles trazem junto às palestras).
No Spotify, considero o exercício de listening um pouco mais avançado, pois é apenas áudio e se vira-nos-30.
Portanto, escolha uma das alternativas e comece a praticar seu inglês de forma gratuita – e ainda saia mais culto dessas palestras.
Listening #2: Youglish
O Youglish é um site simplesmente mágico. Lá, você digita a palavra que quer aprender a pronunciar, e ele busca num universo imenso de vídeos aquela palavra específica.
Então, você tem um controle exato do que quer ouvir. Além disso, ele te dá opções de três sotaques diferentes: americano, britânico e australiano.
E não são 10 ou 15 resultados não. São 90 mil, 100 mil vídeos ali prontos para te ensinar a pronúncia correta da palavra que você pesquisou.
Entre aqui para conhecer o Youglish.
Com relação ao Speaking (fala)…
Eu também irei indicar o Youglish para você treinar a sua pronúncia. Sabe por quê?
Porque você tem uma ferramenta surreal, buscadora de palavras em diversos sotaques, em que você pode treinar o seu ouvido… Isso você já sabe.
Mas, pelo fato de você ter o controle exato da palavra, eu indico fortemente que você aproveite toda essa jogada para repetir exatamente os termos que buscou e aprendeu.
Não tem melhor maneira de praticar a fala do que repetindo a pronúncia de fontes confiáveis (recortes de vídeos de nativos ao redor do mundo).
Portanto, repita a palavra em voz alta assim que o buscador lhe trouxer a resposta!
Clique aqui para conhecer o Youglish.
Sites para aprender inglês sozinho: Writing (escrita)
Vamos para a escrita agora. Eu tenho duas indicações que tenho certeza que vão te ajudar. Veja a seguir.
Writing #1: Polyglot Club
O primeiro site gratuito para aprender inglês e treinar o seu “writing” se chama Clube dos Poliglotas.
Lá, você se cadastra e começa a escrever os seus textos em inglês. Então, nativos de países que falam inglês de todo o mundo terão acesso a seu texto, e eles poderão corrigi-lo.
Imagina? Você poderá aprender diretamente com um nativo!
Além disso, você também pode ajudar pessoas que queiram aprender a sua língua materna (português, se for o seu caso), e aí você e a outra pessoa criam uma conexão excelente – e de graça.
Ambos os lados aprendem, e cada um corrige o texto do outro.
Entre aqui para conhecer o Polyglot Club.
Writing #2: Grammarly
O Grammarly é um site também, mas vou indicá-lo no sentido de ser uma extensão do seu navegador (Chrome, Safari, Opera…).
Quando você instala a extensão, o Grammarly acende uma luzinha verde em todos os seus textos que você escreve, em qualquer site que estiver usando.
Você pode ativá-lo apenas quando quiser escrever em inglês, e para isso… meu amigo, essa ferramenta (na minha opinião) é a melhor dessa lista!
Eu e o Felipe usamos o Grammarly para escrever principalmente no Medium, aquele primeiro site que citei aqui.
Essa ferramenta corrige seus erros ortográficos, te sugere alterações, indica erros de coesão, concordância, coerência, erros de usos de preposição, e o melhor: ele te coloca um emoji assim que você termina de escrever indicando o sentimento que seu texto está transmitindo!
No começo, quando ainda estamos aprendendo, é comum escrevermos sem o tom de voz correto… Às vezes podemos soar autoritários, rudes, e tudo sem querer.
Mas o Grammarly te aponta essas sensações e mostra alguns caminhos alternativos que podem deixar o seu texto mais amigável, por exemplo. Mágico né?
Clique aqui para baixar a extensão do Grammarly.
E por fim, 2 sites para aprender inglês sozinho (Dicionários)!
É claro que os dicionários não poderiam faltar aqui. Vamos lá?
Dicionário #1: Cambridge Dictionary
Esse é clássico! O dicionário de Cambridge se refere a uma universidade na cidade de mesmo nome, na Inglaterra (onde inclusive o Stephen Hawking, físico moderno, estudou).
Esse dicionário é o meu favorito, pois não dá apenas o significado da palavra, mas também aplicações em frases.
Eu o considero extremamente completo e prático!
Você também pode usar o “site geral” de Cambridge para se preparar para o exame de proficiência deles. Lá, você tem acesso a exercícios excelentes de todos os estilos, para que você faça a prova (uma das mais famosas do mundo) mais tranquilo.
Entre aqui para conhecer o portal de Cambridge.
Dicionário #2: Ozdic Dictionary
E para fechar com chave de ouro, esse dicionário é super especial pois ele se trata de “collocations”. Como assim?
Se você tiver uma dúvida de como se deve utilizar a palavra “cake”… Make a cake or do a cake?
Você joga a palavra cake no dicionário, e ele te gera vários resultados te ensinando a aplicar esse substantivo com os verbos, preposições, advérbios e adjetivos adequados.
Portanto, ele é ótimo para tirar dúvidas de aplicação em frase!
Conclusão dos Sites Para Aprender Inglês Sozinho
Como você viu, não é preciso ter rios de dinheiro para aprender a falar inglês. Eu trouxe alguns exemplos de como você pode chegar à fluência com ferramentas 100% gratuitas.
Se você quiser conhecer mais, ou assistir o vídeo relacionado a esse artigo que temos no YouTube, basta dar o play abaixo.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado! Comente aqui embaixo se você usa alguma dessas ferramentas.
Abraço,
Paula Xavier
Seja o primeiro a comentar!